sábado, 21 de agosto de 2010

Favela



Ah Favela. Um lugar sem igual. Lugar de funk, pessoas de baixa renda  por que as de alta, provavelmente são traficantes.Um lugar onde as patricinhas e playboys  vão lá em busca de aventura ou vão lá por curiosidade, sabe? Um lugar que turista quando vem ao país, vira atração. Mal comparando com um zoológico quando recebe visitação. Até o Michael Jackson veio gravar um clipe aqui. Os governos fazem (ou dizem que fazem) projetos de urbanização para transformar as favelas em algo digno de se morar. 
Ah e serve de inspiração pra varios artistas que cantam o  orgulho de morar numa favela,...
Mas como morar em um lugar digno com um nome de Favela da Chatuba? Porra, que nome escroto, como Grota do Surucucu, Morro dos Cabritos,  Arvore seca... Puta que pariu. Como ter orgulho disso? Imagina,..vc preenchendo uma ficha de inscrição pra arranjar emprego, ou pra entrar de sócio em alguma locadora e na hora de escrever o nome do lugar onde vc mora vc coloca Comunidade do Capim Melado. Meu irmão, ou vão rir na sua cara ou vão nego vai ficar bolado pra caralho com você. Mas o pior é o traficante. Olha só os nomes dos caras: Uê, Escadinha, Fernandinho Beira Mar, Celsinho, Marcinho Vp...  me diz onde que um nome desses vai meter medo em alguém? Os caras são maus pra caralho, só que pra escolher nome são umas donzelas. Ao invés de colocar um apelido Gorgoroth, Bahamut, Pazuzu, Dragão, Tarrasque, Tiamat tudo nome de Monstro, mas não,..me colocam apelidinho de merda. 

Quem mora lá e é pessoa de bem, quer sair de lá. Ou você conhece alguém que queria morar numa favela? Que se orgulha, de morar  numa favela...?




2 comentários:

  1. A favela ainda não virou zoológico por aqui... mas um dia desses, eu ouvi de um típico garoto classe média a seguinte afirmação: " Sou louco pra fazer um tour pela parte pobre da cidade". De fato, a curiosidade pela desgraça alheia cria essa fusão louca entre bailes,loiras do asfalto em seus romances movidos a fetiches bélicos,torcida de famosos para escolas de samba - que geralmente leva o nome de comunidades com as quais eles não estão nem aí o resto do ano. A cultura do espetáculo atinge as favelas desta forma:a estigmatização dela como lugar de gente pobre gerenciada por gente violenta que deve ser "degustado" culturalmente por gente cool e inteligente, que obviamente não mora lá.

    ResponderExcluir
  2. Favelaaaaaaaaaaaaaaa cultura e lazer? Fala sério né?!?!?!?!?!

    ResponderExcluir